top of page

10) A Porta Oriental
Referências: Ez.10:19; 11:1; 40:44 / At.3:2, 10 / Zc.14:4


Neemias 3.29 “...E depois dele reparou Semaías, filho de Secanias, guarda da porta oriental”.

O templo judaico, segundo Flávio Josefo, historiador hebreu, tinha nove portas, que eram revestidas de ouro e prata em todos os lados, mas havia uma porta, que estava fora da casa santa e era de bronze de Corinto e muito excedia aquelas que eram apenas revestidas de ouro e prata. A magnitude das outras portas era igual em todas. Contudo, a porta de Corinto, que abria para o Oriente, em oposição À porta da própria casa santa, era muito maior, pois sua altura era 50 côvados, isto é, cerca de 25 metros, e era adornada da maneira mais rica, tendo placas mais ricas e mais grossas de prata e ouro que as outras. Esta última é, provavelmente, a porta chamada Formosa, porque era no exterior do templo, para a qual havia fácil acesso e visto que era, evidentemente, a de maior valor.

Acredita-se que esta é a porta pela qual Jesus entrou em Jerusalém, e que hoje se encontra lacrada! Espera-se que o Messias entre por ela em sua segunda vinda.

Ezequiel 44.2 “E disse-me o Senhor: Esta porta estará fechada, não se abrirá; ninguém entrará por ela, porque o Senhor Deus de Israel entrou por ela; por isso estará fechada”.

Na simbologia espiritual esta porta representa a volta de Jesus; o eminente arrebatamento dos salvos! Esta porta deve estar aberta na vida da igreja, cuja oração deve ser:
Ap 22.20 – “Aquele que testifica estas coisas diz: certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus”.
Ver ainda 1ªTs 5.23.


A Porta Oriental - O Regresso de JESUS

Acredita-se que esta é a porta pela qual JESUS entrou, e que hoje se encontra fechada. Espera-se que o Messias entre por ela, em Sua segunda vinda. Para nós, ela fala do regresso de JESUS. Paulo diz que devemos nos consolar, uns aos outros, com a esperança da bendita vinda do Senhor. A expectativa desse evento deve estar sempre diante de nós.
Temos um futuro glorioso, temos um destino eterno.
Hoje travamos batalhas tremendas, mas há fim para o mal, há justiça a ser executada, há uma redenção a ser consumada, e tudo isso acontecerá na segunda vinda de JESUS CRISTO. Paulo ainda declara que, "Se é só para esta vida que esperamos em CRISTO, somos de todos os homens os mais dignos de lástima" (1
Co. 15:19).
A Porta Oriental em nossa vida deve estar aberta para a grande doutrina de que JESUS voltará, estabelecerá Seu Reino milenar na Terra, e a Igreja reinará com Ele, em glória.
Os eventos no mundo inteiro apontam para a proximidade desse dia. De fato ele está mais perto do que muitos imaginam. Vivemos na geração que testemunha os mais tremendos acontecimentos proféticos, aguardados por milhares de anos. Estamos chegando ao clímax de todas as épocas, quando a trombeta de DEUS soará, os mortos ressuscitarão e os santos serão arrebatados para o encontro com o Senhor nos ares.
Cada dia que passa vamos ficando mais próximos daquele dia glorioso. Isso deve nos motivar a viver de modo a glorificar a DEUS em tudo, aguardando, vigilantes o Dia da Sua vinda.
Não sabemos o dia, a hora ou o ano em que Ele voltará, mas está claro que saberemos a estação. Paulo declara em
I Tessalonicenses 5:4: "Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que aquele dia, como ladrão, vos apanhe de surpresa".
Para o mundo Ele virá "como ladrão de noite", isto é, de surpresa. Para os filhos de DEUS isso seria uma tragédia. Contudo, se a Porta Oriental estiver aberta a JESUS em nossa alma, a expectativa do Seu regresso não se apartará de nós, e isso se constituirá uma motivação de vida e serviço a Ele.
Ainda que JESUS não volte em nossa geração, pelo arrebatamento, o certo é que passaremos com a presente geração, seja através da morte ou da Segunda Vinda do Senhor.
Nossos dias são limitados, e vamos vivê-los de modo a ser motivo de glória para DEUS e bênção para o mundo. Veremos o Seu rosto em Sua formosura a qualquer momento. Essa certeza nos inspira a viver como quem sabe quem é e para onde vai.
Nosso destino é a glória, é o Trono, é JESUS.
Depois de toda a luta contra o pecado, a carne, o mundo e o Diabo, vitoriosos, pelo Seu sangue e Sua Palavra, encontraremos com Ele em nossa geração, seja pelo arrebatamento, seja pela morte.
Vivamos, então, cada dia, como se fosse o último, na esperança da Sua vinda.
JESUS nos advertiu que deveríamos vigiar e estar alertas, sempre de prontidão, para recebê-Lo a qualquer hora.
Apesar de muitos, em várias ocasiões, terem marcado data para Seu regresso, o certo é que Ele prometeu fazê-Io, e conservar-nos-á na expectativa até o momento certo. Portanto, que "o próprio DEUS de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO" (
1 Ts. 5:2.1).

Esta porta, trata de nos ensinar a operar a nossa salvação com temor e tremor, uma vez salvos, precisamos manter esta porta sempre restaurada, crendo no sacrifício  de Jesus na cruz, no perdão dos nossos pecados, aguardando sempre com expectativa, sua volta!
Essa deve ser  a nossa maior motivação em perseverar no Evangelho, nosso Encontro com Cristo nos ares.




 

bottom of page