top of page

2) A PORTA DOS PEIXES / DAMASCO
 

“E a porta do peixe edificaram os filhos de Senaa, a qual emadeiraram, e levantaram as suas portas com as suas fechaduras e os seus ferrolhos”. Neemias 3.3

É a porta dos pescadores, porta da dedicação profética; fala-nos de crescimento, reprodução.
Lembra-nos dos pescadores do mar da Galiléia chamados por Jesus para serem seus discípulos, tornando-se então, pescadores de homens (
Mt 4.18-22).
Quando Saulo, em Atos 9 passou por esta porta, para matar os cristãos, nunca mais foi o mesmo, porque após Jesus, ela teria o efeito de alcançar todos os povos.


ABANDONANDO TODO DESEJO EGOÍSTA

A Porta dos Peixes  Lugar de Crescimento e Reprodução

Na raiz da palavra “peixe”, na língua hebraica, encontramos o sentido de “crescimento”, “reprodução”, “mover-se rapidamente”. Isso nos lembra o chamado ao crescimento numérico, à reprodução de nossas vidas em, novas almas, novas ovelhas, em novos crentes, novos discípulos, novos filhos.
A porta dos peixes é aquela por onde deixaremos entrar os novos filhos de DEUS.
Exige uma decisão de não vivermos só para nós, mas irmos à busca dos que também precisam encontrar JESUS. Estamos interessados na reprodução e no crescimento, pelo que nos disporemos a receber em nossa alma aqueles que vão chegando a JESUS, pois precisam de cuidado, de nutrição e assistência. 
Quando nos abrimos para receber cada nova pessoa, do jeito que ela vem, com muitos problemas na alma, tantas carecendo de cura e libertação, pois trazem marcas profundas do mundo de onde acabaram de sair, nossa alma será abastecida e enriquecida. 
O amor de CRISTO vai nos iluminar e seremos capazes de assistir a um número cada vez maior de pessoas. 
A compaixão de JESUS se manifestará através do nosso próprio coração e o contato com essas tenras ovelhinhas do Senhor será usado na nossa própria edificação. 
A semelhança do Mestre em nosso caráter conhecerá um crescimento constante, pois seremos transformados em canais do Seu amor e graça.
Lembre-se, de que DEUS usa as pessoas como canais de bênção e edificação em nossa vida. Até aquelas que parecem menos amáveis e ranzinzas, aqueles temperamentos difíceis, DEUS usará para forjar em nós as virtudes do caráter de JESUS. 
É assim que o fruto do ESPÍRITO tem uma chance de amadurecer em nossa vida. O amor, a tolerância, a paciência, o perdão, a misericórdia, tudo isso e muito mais se desenvolve no trato com as pessoas, especialmente os novos crentes, tão necessitados de assistência para poderem firmar seus passos na fé. E que oportunidade maravilhosa de crescermos quando a Porta dos Peixes está aberta em nossa alma! Cada novo crente que entrar por ela, será abençoado, mas também deixará conosco uma bênção.
Soa aos nossos ouvidos a Palavra do Senhor: “Vinde após mim, e Eu farei que vos torneis pescadores de homens” (
Mt. 1:17). E será pela Porta dos Peixes que eles serão por nós alcançados.
Representa para nós a missão de pregar o evangelho para toda criatura, pois os peixes representam as almas que precisam ser salvas para o Reino de Deus.
Mas a questão aqui é: Como tratar as novas almas quando nós ainda não nos tornamos novos?
Esta porta também tinha o nome de Damasco, porque dava para esta cidade, foi por ela que Saulo saiu aspirando ainda ameaças contra o povo de Deus, mas como já sabemos, JESUS é a porta, e Saulo se torna um dos maiores propagadores do evangelho ao passar por ela, percebo que enquanto ele não havia passou por ela não tinha sido transformado, mas depois de passar, confira sa transformação em  Atos dos Apóstolos
9:1-4
Saulo, passa pela porta boi (At.9:21), mas volta ovelha!
Passa pela porta perseguidor e volta pescador!  
At.9:26
Saulo foi fisgado, ele era um peixe, sendo resgatados pelas cordas de amor de Jesus, em Damasco o peixe foi limpo, como é que se limpa peixe? (At.9:18)
Esta é a porta da limpeza, o primeiro estágio de cura, é retirada a venda dos nossos olhos e começamos a ver a verdade, Jesus traz luz, em meio as trevas em que estávamos, precisamos deixar ele nos limpar, e depois disso ele nos dará liberdade para fluir através dele
At.9:28
Paulo agora podia entrar na presença de Jesus para gozar de plena comunhão com ele e seus pescadores e podia sair, cheio de vontade para encher suas redes, a cura desta porta nos dá livre acesso à presença do Pai, através de Jesus. É lindo imaginar o que está acontecendo aqui.
Quando abrimos esta porta estamos nos curando dos aguilhões!
Aguilhão, peça de ferro pontiaguda encaixada numa vara comprida, usada pelos condutores de carro-de-boi para disciplinar os bois com espetadelas no corpo dos animais. Os aguilhões causam dor, e deixam marcas terríveis, Jesus precisa ser esta porta, para que estas marcas não nos tragam mais dor.
Que cura tremenda!
Agora Saulo, um peixe, atraído pelas cordas de amor da rede de Jesus! (
Os.11:4)

Sin título (1920 x 300 px).png
bottom of page