top of page

9) A Porta dos Cavalos
Referências: 2Cr.23:15 / Jr.31:40 / Ap.19:14

Neemias 3.28 “Desde a porta dos cavalos repararam os sacerdotes, cada um defronte da sua casa”.

Naqueles dias, os cavalos eram peças essenciais nas guerras, sem os quais os carros não poderiam andar. Os cavalos simbolizavam as guerras, as batalhas, as lutas, enfim, as conquistas dos povos! Por esta porta os soldados do rei saiam e entravam das batalhas.
Espiritualmente, traz-nos à lembrança o imensurável amor de Deus que deu o seu unigênito Filho para levar sobre si as nossas cargas de pecado, de doenças, de possessões (
Jo 3.16 e Is 53.4).

A Porta dos Cavalos:  Livres de Cargas, Habilitados para as Batalhas

Os cavalos eram um meio de transporte. Levavam cargas, pesos. Em nossa vida essa porta fala do lugar por onde passam os fardos. Ela deve estar aberta para JESUS. Todos os fardos devem ser lançados sobre Ele.
Paulo diz que "devemos levar as cargas uns dos outros" (
Gl. 6:2). Isso, porém, não significa que essas cargas devem repousar sobre nossos ombros. Todas elas precisam ter um único destino: deixá-Ias-emos nas mãos do Senhor. Não podemos ser sufocados pelos pesos que nos vêm, nem pelos que vêm sobre nossos irmãos. Ajudá-Ios-emos, levando-os a JESUS. Os irmãos virão a nós, o mundo virá a nós com os seus fardos, e nós os levaremos Àquele que os pode carregar. "Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós" (I Pe. 5-7).
Há um cântico muito conhecido que diz:
"Não tenhas sobre ti, nenhum cuidado, qualquer que seja, Pois um, somente um, seria muito para ti. É meu, somente meu, todo o trabalho, o teu trabalho é descansar em mim”.
Não é maravilhoso saber que há alguém que o ama tanto, que se dispõe a levar seus fardos e introduzí-Io no descanso da fé? E que seu papel consiste, simplesmente, em soltar seus fardos para que Ele os possa carregar? Ó amor indizível, graça sem medida, quem poderá te compreender?
Mesmo não compreendendo a dimensão exata desse amor sem igual, você pode se entregar a Ele e gozar de seus benefícios eternos. Portanto, diante de cada fardo, diga: "Pai, transfiro-o para Ti". Relaxe na Sua presença e veja os fardos se levantarem. E à medida que você experimenta tudo isso, sua alma estará sendo restaurada. Portas levantadas, brechas fechadas!
Muitos são os cuidados que tentam nos sufocar. A vida moderna tem muitas pressões e exigências e, muitas vezes, os fardos parecem insuportáveis. O  resultado de tudo isso é um forte estresse e abatimento. São fardos no trabalho, com um salário corroído pela inflação e a ameaça de desemprego que, para muitos, já bateu à porta; preocupações com os filhos e pressões na família, para além de toda sorte de inquietação numa sociedade violenta e insegura. Tantos são os males, que se alguém tentar enfrentá-Ios sozinho, logo sucumbirá. Mas há uma boa notícia: o Senhor, que é Pai e cuida dos Seus filhos, colocou nos muros de nossa alma a Porta dos Cavalos. Por ela podemos deixar sair todos os fardos que nos assolam. Ele é grande, e tem recursos infinitos para levar nossas cargas. Podemos entrar no descanso da fé, enquanto Ele toma conta de nós, com tudo que nos diz respeito.
Os pesos e cuidados são uma estratégia de Satanás para nos esmagar. Mas se a Porta dos Cavalos estiver aberta para JESUS, à medida que eles vierem, serão transferidos para nosso bendito Senhor, e estaremos vivendo no descanso da fé.
"Tu conservarás em perfeita paz aquele cuja mente está firme em Ti; porque confia em Ti" (/s. 26:3).

 

Sin título (1920 x 300 px).png
bottom of page