top of page

4) A Porta do Vale
Referências Neemias 3:13/ 2Cr.26:9 / Mt.5:22-30 / Sl.51:17 / Jo.16:33

Neemias 2.14 “E de noite saí pela porta do vale, para a banda da fonte do dragão, e para a porta do monturo, e contemplei os muros de Jerusalém”.

A Porta Do Vale  - O Milagre Da Salvação

Havia nos arredores de Jerusalém um vale que um dia fora o Vale de Hinon, mas como ali os filhos de Israel passaram a sacrificar ao deus Moloque, foi amaldiçoado e Jeremias profetizou que ele seria chamado "Vale da Matança" (Jr. 32:35; 7:30; 8:3). Isaías o apresenta como um lugar escatológico de punição, "onde o seu verme nunca morrerá, nem o seu fogo se apagará” (Is 66.22-24). 

Ele passou a ser chamado Geena, identificado com O fogo, morte e tormento. JESUS faz referência a ele, como uma figura do inferno, “onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga” (
Mt. 9:43-48).

Geena: substantivo feminino
1. local de suplício eterno pelo fogo; inferno.
2.p.ext. sofrimento intenso; tormento, tortura.

Jesus é a porta da salvação, mas também é quem determina, quem vai passar pela porta do inferno (Geena).
Na porta velha temos 12 homens reparando, mas na porta do vale apenas um homem, apenas Hanum é referido e os moradores de Zanoa. Hanum quer dizer favorecido e Zanoa quer dizer água suja. Zanoa era uma cidade que coube aos filhos de Judá, a tribo da qual Jesus descende. 
Há muitos vales pelos quais temos de passar, mas esta porta em específico, nos leva ao vale onde toda imundícia deve ser exterminada, nos leva ao vale de destruição do pecado e de suas conseqüências. A porta do vale nos leva ao vale. Ninguém entra por esta porta. Porque o que sai por ela não pode voltar, os que tinha a incumbência de “levar para fora”, acabavam tendo, acredito eu, as piores visões de suas vidas. Por isso, lançavam as imundícias por cima dos muros, sem que precisassem abrir as portas.
Geena refere-se ao vale de Hinom, fora das muralhas de Jerusalém. Este vale era usado como depósito de lixo, onde se lançavam os cadáveres de pessoas que eram consideradas indignas, acredita-se que Paulo tenha sido jogado por cima do muro para este vale (
Atos 14:19) restos de animais, e toda outra espécie de imundície. Usava-se enxofre para manter o fogo aceso e queimar o lixo. Jesus usou este vale como símbolo da destruição eterna.

No vale era colocado todo o lixo da cidade, que deveria ser queimado. Havia sempre os vermes dos cadáveres e o fogo ardia constantemente. A Porta do Vale, pois, representa para nós a porta da libertação do inferno, o lugar do maior de todos os milagres: a nossa salvação, o grande milagre pelo qual DEUS nos tirou do inferno, das chamas eternas e sua destruição. 
Essa é a porta em nossa vida que se abre para os livramentos e milagres de DEUS. A porta do vale pode também advertir-nos contra todo fogo estranho. 
A porta deve estar fechada para o diabo, que tentará introduzir na cidade, isto é, na alma, a destruição do vale, o fogo de DEUS é algo extraordinário: queima, mas não destrói, como aconteceu na sarça, no Sinai. Mas o fogo de Satanás traz dor, sofrimento e desolação. 
Não deve haver lugar para fogo estranho dentro da nossa alma, o único fogo que deve arder em nós, é o do ESPÍRITO SANTO.
Depois do milagre da nossa libertação do inferno, fomos colocados em uma posição de canais de DEUS para arrancar outros que lá permanecem. Lembre-se de que estamos falando do lugar de decisão, as portas. 
Em cada uma delas, a decisão de quando abrir e quando fechar cada porta, a quem abrir e a quem fechar, é sua. 
Na porta do vale, DEUS nos encontrou e nos libertou, pois a abrimos para Ele entrar. Agora ela permanecerá fechada a todo fogo inimigo. Por ela, no entanto, passaremos para encontrar aqueles que estão dominados pelo inferno. 
O gozo presente dos milagres de DEUS em nós, não deve insensibilizar o nosso coração aos sofrimentos dos que perecem. Jamais devemos nos esquecer de que os horrores do inferno são reais e que o destino das vidas que para lá caminham depende de nós, pois transportamos a vida de DEUS e é a partir do nosso coração, usando nossos lábios, pés e mãos, que DEUS alcançará outros com Seu milagre libertador.

O que vamos tratar nesta porta? Na tradução original:

Mateus 5:22 “Mas eu vos digo que todo aquele que se ira contra seu irmão, estará sujeito a julgamento; e quem chamar a seu irmão: Raca (vil desprezível), estará sujeito ao julgamento do sinédrio; e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito à geena de fogo”.

Mateus 5:29 “Se o teu olho direito te serve de pedra de tropeço, arranca-o e lança-o de ti; pois te convém mais que se perca um dos teus membros, do que todo o teu corpo seja lançado na Geena”.

Mateus 5:30 “E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no geena”.

Mateus 10:28 “E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo”.

Tiago 3:6 “E a língua é um fogo. Como um mundo de iniqüidade está colocada entre os nossos membros a língua que contamina o corpo todo, e incendeia o curso da vida, e é incendiada pelo fogo da Geena!.

Esta porta não estaria ali à toa, além de tratar da limpeza e saneamento da cidade, representaria o inferno, Jesus cita o nome deste vale, para que as pessoas compreendam no sentido literal, o que há de acontecer com todos os que não foram libertos de tais atos.





 

Sin título (1920 x 300 px).png
bottom of page