top of page

5) A Porta do Monturo

Referências: 12:31/ 1Jo.1:9 / Fp.3:8

Neemias 3.13-14 “A porta do vale reparou-a Hanum e os moradores de Zanda; estes a edificaram, e lhes levantaram as portas com as suas fechaduras e os seus ferrolhos. E a porta do monturo, reparou-a Malquias, filho de Recabe, maioral do distrito de Bete-Haquerém...”.

A porta do vale era por onde passavam os esgotos, as águas que se projetavam no vale do Cedrom (
Tg 4.8).

A Porta Do Monturo: Remoção Do Lixo

Essa é a porta pela qual o lixo da alma deve ser removido. Ela deve estar aberta ao ESPÍRITO SANTO para que todo o lixo acumulado seja jogado fora, e nenhum outro volte a entrar.
Será que uma pessoa em CRISTO pode ter lixo?
Todos nós chegamos a JESUS cheios dele.
Nosso espírito foi unido ao ESPÍRITO de DEUS, mas nossa alma está em processo de restauração. Isso quer dizer que ainda estamos diante do desafio de tomar a decisão, de nos livrar de coisas que se acostumaram a conviver conosco e que nada têm a ver com a vida de DEUS.
Tudo quanto não se enquadra dentro do fruto do ESPÍRITO, é lixo e deverá ser rejeitado.
Todas as obras da carne são imundas e devem ser erradicadas da própria personalidade, dando lugar ao fruto do ESPÍRITO.
Quando viemos a CRISTO, fizemo-Io com uma alma cheia de defeitos. Nossa conversão não repara automaticamente as brechas da nossa personalidade. Quando olhamos uns para os outros logo descobrimos que há muito a ser tratado. Um é explosivo, outro é fechado; um se fere com muita facilidade, outro é tendente à depressão; um manifesta egoísmo e um outro é orgulhoso. Tudo isso é lixo, resquícios dos padrões e valores do mundo.
Muitas vezes só o ESPÍRITO SANTO pode penetrar os porões da nossa alma e descobrir as sujeiras escondidas, tão incorporadas a certas áreas, que até parecem naturais.
No meio de um mundo corrompido, como aquele em que vivemos, facilmente, a poeira e o lixo que nos cercam vão sorrateiramente penetrando em nossa alma. Como isso acontece?
Através dos nossos sentidos, especialmente a visão e a audição.
Os meios de comunicação têm sido um dos tremendos canais do Diabo para invadir nossa alma com seu lixo imundo, através da enxurrada de imagens e palavras sensuais, obscenas, violentas e carregadas de veneno mortífero. Essas coisas terminam se manifestando em atitudes, reações, palavras, pensamentos, trajes e padrões de vida, de modo muito sutil.
As bancas de jornal, com suas revistas pornográficas expostas, as cenas em praça pública de todo tipo de imoralidade, também, fazem parte do lixo que nos cerca e, muitas vezes, são como poeira que se apega aos nossos pés.
O contato com um mundo sujo, cheio de tanta impureza, numa época em que os poderes do inferno estão soltos e têm suas garras violentas sobre tantos, tenta também nos manchar. Requer uma decisão da vontade, rejeitar toda essa contaminação que vem do lado de fora, e que ainda está presente, impedindo a entrada de novo lixo.
Apesar de vivermos num mundo com tanto apelo à carne, aos sentidos e ao pecado, é possível manter a imundície do lado de fora, conservando a Porta do Lixo fechada. Como? Expondo-nos ao ESPÍRITO SANTO e à Palavra de DEUS. Ele nos dará uma crescente sensibilidade, e saberemos discernir entre o santo e o profano, o limpo e o imundo, submetendo-nos à purificação que Ele quer efetuar em nós, e vivendo à altura dos padrões requeridos ao filho de DEUS.

 

Sin título (1920 x 300 px).png
bottom of page