top of page

7) A Porta do Pátio do Cárcere
Referências: Jo.8:32-36 / At.16:26 


Neemias 3.25 “Palal, filho de Uzai, reparou defronte da esquina e a torre que sai da casa real superior, que está junto ao pátio da prisão”. 

Neste pátio o profeta Jeremias esteve preso (
Jr 32.2). 
Era uma prisão subterrânea que havia em Jerusalém, fora dela havia um pátio fechado onde os detendos saiam para tomar sol. Espiritualmente simboliza “as cadeias” ou “prisões espirituais” que imobilizam o pecador, ou até mesmo o crente que se descuida da vigilância (
Jo 8.32,36). As prisões podem ser quebradas pelo pode de Deus (At 16.26).

A porta do Cárcere: Livres de Prisões Espirituais 

Aqui se fala dó átrio, ou pátio do cárcere ou prisão. Este é o lugar onde as nossas prisões devem ser quebradas. Há muitas prisões em nossa vida que devem ser relaxadas.
Prisão de medo, depressão, falta de perdão, amargura e tantas outras. Para muitos a comida, um pedaço de bolo, uma coca-cola, uma xícara de café, o sexo, a posição e coisas semelhantes, são uma prisão. Tudo quanto tem poder de fascínio ou domínio sobre nós é uma prisão.
A tudo que dizemos "não consigo, deixar isso, ou não fazer isso, ou viver sem isso", servimos como escravos.
Nosso Ajudador quer quebrar o jugo dessas prisões. Para tanto precisamos dar-Lhe acesso ao pátio do cárcere e rejeitar todas as cadeias.
Toda e qualquer forma de prisão enfraquece a alma e a personalidade. Nossa personalidade deve ser tão equilibrada que nada, nem ninguém consigam pôr sobre nós seu jugo. Já possuímos o jugo de JESUS, que é suave e leve. Paulo exorta: "Para a liberdade CRISTO nos libertou, permanecei, pois, firmes e não vos dobreis novamente a um jugo de escravidão" (
GI. 5: 1).
As prisões da alma se manifestam na incapacidade de dominar os apetites da carne, nas carências afetivas, insegurança, acomodação, pensamentos descontrolados, dificuldade em tomar decisões, letargia, etc.
Há mil e uma formas de prisões, mas todas têm uma só origem: Satanás.
Para todas elas há um só remédio: JESUS, cujo poder libertador é ministrado pelo ESPÍRITO SANTO. E que glória ter as prisões despedaçadas! Quaisquer que sejam as cadeias que têm assolado sua alma, clame como Davi: Tira a minha alma da prisão e louvarei o Teu Nome (
SI. 142: 7).
A única prisão a ser admitida em nossa alma é a de JESUS. Presos a JESUS, para sempre. Paulo diz que o Seu amor nos constrange, isto é, nos atrai, prende e nos seduz.
Essa prisão, sim, é gozo, vida, liberdade e paz. Presos a JESUS, por causa do Seu amor e graça, encontraremos a plenitude da vida e o poder de rejeitar toda e qualquer amarra dos homens e de coisas.

Assista a este estudo completo em nosso canal do youtube, esta, especialmente em duas partes, pois uma se trata de prisões espirituais:



 



 

Sin título (1920 x 300 px) (2).png
Sin título (1920 x 300 px) (3).png
bottom of page