top of page

1) A PORTA DAS OVELHAS (Gado)  

E levantou-se Eliasibe, o sumo sacerdote, com os seus irmãos, os sacerdotes, e reedificaram a porta do gado, a qual consagraram; e levantaram as suas portas, e até à torre de Meá consagraram, e até à torre de Hananel”.
Neemias 3.1

Recebe este nome porque está próxima a piscina probática (em grego probatiké = ovelhas). Por esta porta entravam as ovelhas que, depois de lavadas na piscina probática eram levadas para serem sacrificadas no templo de Jerusalém, que ficava bem ao lado.
A porta das ovelhas simbolizava consagração, sacrifício e oferta ao Senhor. Ficava nas proximidades do Templo; e do tanque de Betesda. Onde as ovelhas deveriam ser lavadas antes de serem oferecidas como sacrifício.

João 5:1 Depois disso, Jesus voltou a Jerusalém para uma das festas religiosas dos judeus. 2 Dentro da cidade, junto à porta das Ovelhas, ficava o tanque de Betesda, com cinco pátios cobertos. NVT
 
Sob o ponto de vista espiritual era a porta mais importante, pois de nenhuma outra a Bíblia diz que foi consagrada, somente esta!
É a porta de encontro com o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, seu encontro com o paralítico, no contexto de João 5 foi muito mais do que apenas cura, foi perdão de pecados! 
“Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas. Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram. Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens”.
João 10:7-9 
 
Porta das Ovelhas Encontro Com o Cordeiro de DEUS
 
Ela nos lembra “O Cordeiro de DEUS, que tira o pecado do mundo” (
João. 1:29)
Aponta para Aquele que está à direita do Pai e não para um anjo, Jesus é o único digno de abrir o livro de nossa plena redenção e quebrar os seus selos, forçando, assim, Satanás a recuar e respeitar nossos direitos de redenção, porque foi morto e com o Seu sangue nos comprou para DEUS e para Ele nos constituiu Reino e sacerdotes, destinados a reinar para sempre (
Ap. 5:9,10). 
A primeira porta a ser restaurada é a das ovelhas. Por ela recebemos o Senhor JESUS, o Cordeiro de DEUS que tomou nosso lugar na cruz do Calvário, como nosso Senhor, Salvador e Rei. Essa porta em nossa vida deve estar escancarada para JESUS. É uma decisão a ser tomada na nossa alma, permitir que Ele entre em nossa vida e efetue dentro de nós sua obra salvadora e libertadora, pelo poder do Seu precioso sangue remidor derramado em nosso lugar, sangue este, mais poderoso do que o de qualquer animal e que nos livra de todo pecado.
A Porta das Ovelhas, portanto, é o lugar da rendição a CRISTO e da experiência de conversão, quando somos lavados pelo Seu sangue e regenerados em nosso espírito. 
O Cordeiro de DEUS já passou por essa porta da sua alma? 
A sede da vontade, do desejo? 
Isso envolve mais do que receber a JESUS como seu Salvador, tendo-o residindo em seu coração, na pessoa do ESPÍRITO SANTO. 
Falar de JESUS em sua alma, inclui um relacionamento que afeta, não só seu espírito, mas toda a sua personalidade. Implica em que Ele encherá seus pensamentos, dominará seus sentimentos e motivará suas decisões.
Você verá seu próprio corpo como o transporte da vida de DEUS aqui na Terra, o que será um apelo a viver em santidade e dignidade (consagrado, separado para o Senhor, o mesmo que sacrifício). Porque esta é a porta mais estreita, por onde só passam os que querem viver uma vida sacrificada a Deus! Por causa desta porta, que dá acesso ao templo, Jesus disse:
Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela”;
Mateus 7:13

“Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão”. Lucas 13:24

A porta das ovelhas nos dá acesso ao Templo, que é onde habita a presença do nosso Deus, passar por esta porta também quer dizer se humilhar, aceitando ao condição de Deus,  também foi chamada de a porta do gado, mas não é este seu sentido, pois não era qualquer tipo de gado que por ela passava, mas somente as ovelhas, cordeiros e animais específicos para o sacrifício, por isso Jesus afirma que muitas vão querer entrar mas não poderão, a condição para entrar é se tornar ovelha, manso, ensinável, alguém que se permite conduzir pelo caminho do sacrifício para a salvação, alguém que abriu mão de sua natureza humana e terrena. Desta forma os sacrifícios eram um meio para uma finalidade do retorno a Deus. 
O passar pela porta das ovelhas significa:

1. Pedir perdão de certos pecados. Neste caso, o sacrifício é aceito somente se a pessoa se arrependeu completamente da falha cometida (e se foi algo contra o próximo, se também se desculpou totalmente e reparou qualquer dano); só então podia o sacrifício trazer o perdão, pois a pessoa precisava estar presente no ato, acompanhando todo o processo e pensando que aquilo que está sendo feito com o animal deveria acontecer com ela por ter pecado contra Deus. Apenas pedir perdão não seria suficiente.

2. Em agradecimento a Deus por algum milagre ou benefício que aconteceu à pessoa.

3. Para aproximar-se de Deus. Este tipo de sacrifício não tem nada a ver com pecado. Era uma oferenda de aproximação. Por isso a palavra "sacrifício" em hebraico é "corban" do mesmo radical que significa "aproximação". O sacrifício era um meio de aproximação com Deus e só funcionava quando a pessoa fazia tudo, do mais profundo do seu coração.
Os animais casher usados para sacrifícios eram de três tipos: boi (ou vaca), bode (cabra) e ovelha. Cada um desses representa um tipo de personalidade que as pessoas têm. A finalidade da oferenda era de "sacrificar" a natureza humana (cada um conforme seu tipo - conforme explicação a seguir), antes da morte de Jesus, era isto que aproximava as pessoa a Deus. Os três tipos são:

1. O "boi" que mostra sua força com os chifres, chifrando e chutando. Traduzido para o ser humano, é aquele que sempre tem uma palavra áspera na língua, que fala com ironia, que gosta de ressaltar os defeitos do próximo, e cujos próprios defeitos são óbvios. No velho testamento, para este tipo de comportamento do animal tinha até punição:


Exodo 21:28— Se um boi chifrar um homem ou uma mulher, e a pessoa morrer, o boi deverá ser morto a pedradas, e ninguém comerá a sua carne. Mas o dono do boi não será castigado. 29 Porém, se o boi tinha o costume de chifrar as pessoas, e o seu dono sabia disso e não o prendeu, e o boi matar algum homem ou alguma mulher, o boi será morto a pedradas. E o seu dono também será morto. 30 No entanto, se deixarem que o dono pague uma multa para salvar a sua vida, então ele terá de pagar tudo o que for exigido


2. O "bode" cuja natureza é ousada, porém se quiser move-lo do lugar é impossível a não ser que ele próprio o queira. Traduzido em termos humanos é a pessoa que não aceita opiniões ou sugestões de outrem, achando que sabe tudo e é teimosa, rebelde e obstinada em suas convicções, geralmente era o bode que era usado para expiação pelo pecado, o dito popular que fala do bode expiatório deve ter surgido deste ritual, pois um animal considerado rebelde, foi escolhido para levar a culpa pelo pecado do povo.
Mas, sendo Jesus a porta das ovelhas, em se tratando da restauração dos portais da nossa alma, Jesus fará separação entre bodes e ovelhas.

Mateus 25:32 Todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará as pessoas como um pastor separa as ovelhas dos bodes. 33 Colocará as ovelhas à sua direita e os bodes à sua esquerda. NVT 

3. A "ovelha" cuja natureza é dócil, que não faz grandes estragos e é fácil subjugá-la. Porém tem um "apetite" insaciável. O ser humano que se compara à ovelha é uma pessoa boa por natureza, sem defeitos aparentes, mesmo assim é preciso trabalhar para refinar-se nas pequenas coisas. Cada pessoa tem que trabalhar para aperfeiçoar seu temperamento particular, sua natureza e instintos naturais. Em outras palavras, quem sabe controlar suas vontades, subjugar suas paixões, refinar seus instintos naturais e, com tempo e muito esforço, transformar sua natureza, realmente fica mais próximo de Deus.
Ezequiel 34:26— Eu abençoarei as ovelhas e deixarei que vivam em volta do meu monte santo. Quando precisarem, eu as abençoarei com muita chuva

Quando passamos por esta porta, aceitamos o que Cristo fez por nós e nos tornamos cada dia mais semelhantes a Ele.
É uma identificação constante com Ele, “fitando os olhos em JESUS, autor e consumador da nossa fé”(Hb 12-2b).
Quando convivemos muito com uma pessoa, devotando-lhe nosso afeto terminamos nos assemelhando a ela. Se devotarmos tempo estudando sobre JESUS, pensando nEle, conversando com Ele, amando-O, ouvindo-O, aprendendo seus ensinos e obedecendo-os, iremos nos tornar cada vez mais parecidos com Ele. E não é este, porventura, o propósito do Pai? A operação do ESPÍRITO SANTO em nós não visa isso mesmo?

“Pois aqueles a quem dantes conheceu - de quem está consciente e de antemão amou - também destinou desde o princípio (predestinou-os) para serem moldados na imagem do Seu Filho (compartilhar interiormente da Sua semelhança), para que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos” (
Rm. 8:29 - Amp.).

“E todos nós, com rosto descoberto, (porque nós) continuamos a contemplar na Palavra de Deu. como em um espelho a glória do Senhor, estamos constantemente sendo transfigurado em Sua própria e verdadeira imagem, num sempre crescente esplendor e de um degrau de glória a outro; por isso vem do Senhor Que é o ESPÍRITO” (
2 Co 3.18 - Amp.).

A porta das ovelhas, é o princípio do tratamento da nossa personalidade, é onde todo o processo de cura e restauração terá início, é onde nosso caráter começa a ser moldado segundo o caráter de Cristo, pois  “Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca”.
Isaias 53:7
A porta das ovelhas, fala de humildade, sujeição, sobre se permitir ser moldado pelo Espírito para sermos sacrifício vivo, Santo e agradável a Deus! 
Romanos 12:1 Portanto, irmãos, suplico-lhes que entreguem seu corpo a Deus, por causa de tudo que ele fez por vocês. Que seja um sacrifício vivo e santo, do tipo que Deus considera agradável. Essa é a verdadeira forma de adorá-lo. NV
T


 

Sin tĆ­tulo (1920 x 300 px).png
bottom of page