top of page

6) A Porta da Fonte
Referências: Neemias 12:37/ Jo.3:5; 4:14; 9:1-8


Neemias 3.15 “E a porta da fonte reparou-a Salum, filho de Col-Hozé, maioral do distrito de Mizpa...”.

A porta da fonte simbolizava a bênção divina constante a brotar na nascente. Essa porta ficava ao sul de Jerusalém perto da fonte de Siloé, onde o cego de nascença foi curado por Jesus! (
Jo 9.10,11).

Espiritualmente simbolizava a realidade dos milagres dos evangelhos profetizados por Isaías (
Is 61.1Lc 4.18,19) e realizados por Jesus; poder este delegado para a igreja para a dispensação da graça (Lc 10.19).

A Porta da Fonte  - O ESPÍRITO SANTO

Fonte fala de águas que correm.
Um dos símbolos do ESPÍRITO SANTO na Bíblia, é a água. Esta é a porta do ESPÍRITO SANTO.
Toda nossa vida cristã depende dEle.
É Ele quem nos gera em CRISTO, efetuando a obra de regeneração. Ele nos foi dado como o "outro Ajudador" ou "Consolador". JESUS declara: "E Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Confortador (Conselheiro, Ajudador, Intercessor, Advogado, Fortalecedor, Auxiliador) para que fique convosco para sempre" (
Jo.4:16 - V. Amp.).
Mas para que Ele opere em nós tudo quanto Lhe compete, precisa do nosso consentimento, mediante uma decisão de entrega e submissão. Se Lhe abrirmos a Porta da Fonte, então poderemos gozar de toda a Sua plenitude.
Outra tremenda experiência da qual a Porta da Fonte nos fala, é o batismo no ESPÍRITO SANTO, descrito em João 7, como os "rios de água viva", fluindo do interior. Ele nos permite ter uma nova liberdade espiritual e compreensão da Palavra. Através dele, entramos em uma nova dimensão de poder, que nos equipa na luta contra o inimigo.
O batismo no ESPÍRITO leva-nos a experimentar uma nova ousadia no testemunho, na oração e nas diversas áreas da vida cristã. E como isso traz fogo, entusiasmo, vigor espiritual, dinamismo, poder e vibração para a nossa alma!
Há muitos, cuja porta está trancada para Ele. Mas os que a abrem, provarão a ousadia e poder para enfrentar e expulsar o inimigo e suas obras do seu território.
O ESPÍRITO SANTO é uma Pessoa. Se a Porta das Ovelhas deve estar sempre aberta para JESUS, a fim de crescermos no conhecimento do Filho de DEUS e em Sua comunhão, a Porta da Fonte é um desafio constante para um crescimento na comunhão do ESPÍRITO SANTO.
Nunca temos tudo de uma pessoa, mas podemos ter muitas experiências com ela. Assim acontecerá em nosso relacionamento com o doce Consolador.
Na Porta da Fonte, o ESPÍRITO SANTO nos gerou em CRISTO, batizando-os em Seu corpo, tornando-nos filhos de DEUS. Ali JESUS nos batizou no mesmo ESPÍRITO, equipando-nos para serví-LO, como implantadores do Seu Reino aqui na Terra. Mas ali, também, poderemos ter uma experiência diária com Ele, recebendo da Sua plenitude, direção para cada novo empreendimento, poder para cada tarefa e assistência em toda a vida Cristã.
Uma das tremendas assistências é na vida de oração. Paulo declara a respeito: "Do mesmo modo também o ESPÍRITO nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o ESPÍRITO mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis. “E Aquele que esquadrinha os corações sabe qual é a intenção do ESPÍRITO: que Ele, segundo a vontade de DEUS, intercede pelos santos" (
Rm 8:26,27).
A figura aqui é de alguém que segura a ponta do outro lado, enquanto nós mesmos estamos na outra extremidade.
Por exemplo: eu não sei o que está no coração de DEUS, mas começo a orar; o ESPÍRITO que tudo sabe, vem em meu socorro e segura a oração do outro lado. Saio para testemunhar de CRISTO. Tenho uma voz, mas o poder é do ESPÍRITO. Eu abro a boca com a Palavra e Ele me assiste com o poder. Assim ocorrerá em tudo.
DEUS colocou em nossa alma uma porta que dá acesso ao ESPÍRITO SANTO, através de Quem todos os recursos da Sua graça estão à nossa disposição. Eis, portanto, o desafio: escancarar a porta a esse maravilhoso Guia, Conselheiro, Mestre, Advogado e Protetor!

Veja mais sobre fontes, no estudo sobre

Sin título (1920 x 300 px).png
bottom of page